17 January 2016

Für Babette: couvert da Lira de Ambrosia.

Reflexões sobre a criação da canção Für Babette, incluindo considerações adicionais sobre o ciclo de canções LIRA DE AMBROSIA.

Concerto de Antonio Eduardo e Adriana Bernardes  

A canção Für Babette, dedicada ao compositor Gilberto Mendes no seu nonagésimo aniversário (2012), é uma colagem de trechos de várias de suas canções, com letra montada a partir de trechos de seu romance Danielle Langsam e do cardápio da Confeitaria Colombo, tradicional casa de chá do Rio de Janeiro. O texto sugere associações entre o prazer gastronômico e a sensualidade, pela referência do título ao filme A Festa de Babette. Ao mesmo tempo, estabelece vinculação com a canção Für Annette, de Gilberto Mendes, citada na introdução e no final.

A partir dessa pequena homenagem tomou corpo a ideia do ciclo de canções LIRA DE AMBROSIA, uma sequência de quatro justaposições poético-musicais, em que se dá a junção de versos de quatro poetas naturais da cidade de Santos a quatro prelúdios para piano, de início da carreira do compositor. No ciclo, a ideia do texto é ampliada para uma relação entre a pulsão sexual e a morte (Eros e Tanatos), mediadas pelo desejo de eternidade (o graal referido em A Canção do Rei de Tule).

A palavra justaposição é utilizada com o fim de distinguir esse processo de criação da atividade tradicional de composição de canções. O justapositor não é nem o autor da música, nem o autor do texto. É um terceiro criador que opera o acoplamento entre uma obra musical autônoma (sem texto)  e uma obra literária também autônoma (sem música). Ele introduz pequenas adaptações tanto na música como no texto, sem desfigurá-los, de modo a acomodar uns aos outros, os elementos musicais e poéticos.

O ciclo LIRA DE AMBROSIA é formado assim por uma peça de abertura (Für Babette), que é uma colagem musical e poética, e quatro justaposições.

O vídeo mostra o concerto de estreia de LIRA DE AMBROSIA, realizado em 20/03/2015 na cidade de Campinas, dentro do II Festival da Música Contemporânea Brasileira, evento que prestou homenagem a Gilberto Mendes, presente ao concerto. Os intérpretes são Adriana Bernardes (soprano) e Antônio Eduardo (piano), que foram responsáveis pela montagem cênica.

 

 

Comments

Log in to post a comment